A biotecnologia está presente em nossas vidas desde 6.000 anos a.C. e tem nos ajudado a evoluir como sociedade e em nosso cotidiano. Por ser uma área muito abrangente, sua gestão é interdisciplinar, ou seja, pode ser usada em diferentes áreas, como na saúde, na indústria, na agricultura, na informática, na ciência, em questões sociais, no meio ambiente e até na criação de armas. Ao longo dos anos, a biotecnologia tem evoluído muito e cada vez mais faz parte de contextos importantes de nossas vidas. Neste texto, explicaremos um pouco o que é biotecnologia e como ela é uma aliada na proteção do meio ambiente e na produção de energia renovável.
O que é biotecnologia?
Segundo a ONU, biotecnologia é qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seres derivados, para a fabricação ou modificação de produtos ou processos para utilizações específicas. Portanto, nada mais é que uma ciência que, a partir de organismos vivos, cria produtos para melhorar a forma como vivemos, usando conhecimentos acadêmicos, experimentação e constante inovação.
Exemplos: fermentação de alimentos para criação de bebidas alcoólicas, pão e derivados de laticínios; produção em larga escala de lavouras; avanços farmacêuticos e laboratoriais; descobrimentos de antibióticos e medicamentos; utilização de compostos químicos para a indústria; e muito mais.
A Biotecnologia Moderna, que encontramos hoje em dia, é utilizada para se referir ao uso de técnicas de manipulação de material genético e à fusão de células. Sua importância vai desde a descoberta de sequenciamento genético - que ajuda no controle de doenças e criação de vacinas, como por exemplo para a COVID-19, até a auxiliar na reprodução, como o controle de doenças genéticas e inseminação artificial.
Biotecnologia e proteção do meio ambiente:
A importância da biotecnologia nas áreas ligadas ao meio ambiente se situa em diversas proporções. As inovações relacionadas podem ser encontradas na formação de processos industriais e agrícolas menos poluentes, de testes e diagnósticos ambientais, na criação de plásticos biodegradáveis e em diversas técnicas de descontaminação do solo e da água. Assim dizendo, a biotecnologia ajuda na aplicações de diferentes técnicas biológicas para a prevenção ou solução de problemas ambientais.
Metodologias como a bioconstrução e a biorremediação são muito estudadas hoje em dia para que o desenvolvimento industrial possa ter menos impacto à natureza. A bioconstrução é uma técnica de construção que utiliza materiais de baixo impacto, muitas vezes retirados da própria natureza, e a criação de sistemas alternativos de tratamento de resíduos e consumo de água, incentivando um estilo de vida sustentável e econômico. A biorremediação é um processo pelo qual organismos vivos, como plantas ou microrganismos, são utilizados para remover ou reduzir concentrações de poluentes do meio ambiente, podendo ser utilizados para despoluição do solo ou da água.
Biotecnologia e energia renovável:
A biotecnologia está presente também na formação de energias renováveis com tecnologias para a formação de combustíveis. Os biocombustíveis são produzidos a partir de materiais biológicos, como plantas, resíduos florestais, óleos vegetais, resíduos agropecuários, urbanos ou industriais, chamados de biomassa. O biocombustível é uma promessa muito promissora para a substituição de combustíveis derivados de materiais não renováveis, como o petróleo. Nos tempos atuais, muitas empresas estão inovando as tecnologias e materiais para a formação dos biocombustíveis, sendo assim, acreditamos que está cada vez mais perto a sua utilização em nosso cotidiano.
Como sua criação é feita em sua maioria de resíduos orgânicos, o biocombustível também é muito importante como uma forma de reciclagem de materiais que iriam para aterros sanitários ou lixões. A geração desse produto pode diminuir a exploração de petróleo e seus impactos ambientais, como o derramamento e a própria exploração, que necessita do desmatamento e produtos químicos para sua extração. A queima desse combustível vai ser responsável pela geração de uma energia limpa, com baixa emissão de CO2, atóxica e praticamente livre de enxofre e compostos aromáticos, sendo assim, é considerado um produto ecológico.
O biodiesel e o bioetanol são os principais produtos que utilizam da biotecnologia para a formação de combustíveis renováveis. No Brasil, o principal biocombustível utilizado é o bioetanol, produzido com bagaço de cana-de-açúcar, sendo o maior produtor do mundo de etanol a partir de cana-de-açúcar. No ano de 2020, mais de 660 milhões de toneladas de bagaço deixaram de ir para aterros sanitários e se transformaram em 34 bilhões de litros de etanol. Em relação ao biodiesel, o Brasil se encontra em segundo lugar como maior produtor mundial e a maior parte da produção vai para o setor agropecuário, incluindo monoculturas e agricultores familiares.
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil!
Se você gostou, compartilhe com seus amigos, familiares ou alguém que possa se interessar sobre o assunto.
Quando nos informamos sobre as novas tecnologias e hábitos sustentáveis, ficamos cada vez mais perto de construir um Novo Mundo! Vamos juntos nessa caminhada!
Revisado por: Daniella Tavares
Comments