Setor de Engenharia e Ciência dos Materiais prestam exigências das indústrias para melhorar sua produção
Muitas empresas ao redor do Brasil precisam remover partes da fabricação de peças que são vendidas pois depois de um tempo começam a apresentar defeitos, e com isso, acaba durando um tempo menor do que o esperado. Episódios como esses na indústria, atualmente, são questões preocupantes para as empresas já que podem causar consequências negativas como o atraso dos produtos aos clientes e consequentemente, o acréscimo nos gastos de produção para que situações como essas não sejam frequentes. Porém, com o auxílio de especialistas nas áreas de Ciência dos Materiais e da Engenharia, agora, para que não haja efeitos nocivos para as atividades industriais, poderá adotar o conhecimento de física e química, além de métodos criados por engenheiros para apontar os defeitos das ferramentas antes mesmo que a complicação aconteça mais de uma vez.
O profissional de Ciência dos Materiais, para adquirir funcionalidade e qualidade nos produtos, eles examinam e apuram os materiais adequados para que sejam aproveitados nas peças de plástico, metal ou de cerâmica e assim, conduzir o desenvolvimento da preparação e fabricação. Com a diversificação de tarefas do Engenheiro e do profissional de Materiais, há um alcance positivo durante esse processo que é a possibilidade de atuação na área de Engenheiro de Materiais que as indústrias agora oferecem para também proporcionar novos conhecimentos para reproduzir materiais modernos com execução decretada, além desses novos materiais avançados reduzirem os custos e diminuir o impacto ambiental na fabricação do produto fabricado, pois teriam que utilizar resíduos industriais na sua formação.
Está sendo debatido na área de Materiais as consequências que os atritos de materiais podem causar no ambiente, além de perdas sociais e econômicas. De acordo com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 48% da energia consumida pelo motor de um carro, se dissipa pelo atrito entre os componentes. Com isso, a ampliação da eficácia dos motores submete-se ao trabalho da Engenharia de Superfícies, que tem a capacidade de diminuir o atrito pela realização de tratamentos nas peças.
Imagem: ambiental.t4h.com.br
Pesquisadores elaboram produtos mais ecológico e econômico para a indústria automobilística
O SBR (borracha de butadieno estireno) é uma das borrachas sintéticas que são mais utilizadas pelo setor industrial, além de produzir maior quantidade de resíduos de difícil deterioração e que são destinadas, diretamente, para aterros. Ademais, essa borracha está inserida em aparelhos que consumimos no nosso dia a dia, como eletrodomésticos, eletrônicos, utensílios e peças automobilísticas.
Para as empresas inovadoras, os produtos que são utilizados é proveniente da reutilização de resíduos de borracha com o objetivo de preservar o meio ambiente e reduzir os custos de produção, sem diminuir a fabricação ou reduzir o lucro econômico das companhias. O objetivo é que esses resíduos de borracha de butadieno estireno possam compensar os materiais quando adicionado em produtos distintos, sem danificar o trabalho técnico da produção das peças. Esses mesmos materiais com o SBR, reduzem mais da metade dos impactos ambientais relacionados a produção, assistência e o avanço de questões técnicas, assim como o decrescimento nos gastos de produção.
Para que essa problemática não ocrra constantemente em relação aos defeitos dos materiais nas indústrias, será necessário investir no setor de Enhgenharia e de Ciencias dos Materiais para que haja um benefício para os consumidores, vendedores e para o meio ambiente. Também, com a utilização de nanopartículas e materiais modernos, juntamente com as peças originais, haverá a possibilidade de produzir componentes que possa resistir ao desgaste, e que no final, os custos e o impacto ambiental seja reduzido por conta da fabricação desses produtos e pelo aproveitamento de resíduos na confecção de novas peças. Contudo, é perceptível que ações inovadoras como o investimento em pesquisas científicas são importantíssimas tanto para a questão comercial como para a questão tecnológica e ambiental, construindo uma população mais consciente e com habitos menos nocivos.
Comments