top of page
Buscar
Mylena Larrubia

Mato Grosso ganha nova área protegida com criação da RPPN Fazenda Anacã

No último dia 5, data que marca o Dia da Amazônia – um dos biomas que tem sofrido com as atuais queimadas – houve pelo menos um motivo para comemorar: a criação de uma nova unidade de conservação. A oficialização da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Anacã, em Alta Floresta, no norte do Mato Grosso, quebra o hiato de uma década sem a criação de novas unidades de conservação na Amazônia Mato-grossense.


A área da nova reserva particular foi adquirida em 2019 pelo proprietário rural José Francisco Pacheco de Camargo Penteado,já com a finalidade de conservação e desenvolvimento do ecoturismo, com destaque para a observação da vida selvagem. O local abrange 17,8 hectares, e já havia sido reconhecido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em maio deste ano. Na RPPN, podem ser avistadas espécies de primatas ameaçados e endêmicos da Amazônia, como o zogue-zogue-de-mato-grosso, (Plecturocebus grovesi), o macaco-aranha-de-cara-preta (Ateles chamek) e o mico-de- schinaider (Mico schneideri).

A criação da RPPN é fruto da participação dos gestores da Fazenda Anacã no projeto de fomentação de novas RPPNs no município, desenvolvido com a Fundação Ecológica Cristalino (FEC), ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alta Floresta, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), ICMBio e UNEMAT, e contou com apoio técnico da FUNATURA.


Para tanto, os projetos ambientais e atividades de pesquisa e extensão já realizadas, darão não só continuidade como poderão se expandir pela região. A UNEMAT, representada pela professora Luciene Oliveira, a então coordenadora do projeto de extensão “Olhares para a Biodiversidade”, ressalta que: "As propostas pedagógicas que promovem o contato com a natureza durante a infância, além de auxiliar no processo formativo, podem auxiliar o processo de ensino-aprendizagem oferecendo novas perspectivas, novas possibilidades, ampliando as experiências e resgatando a dimensão da conexão, da integração, da continuidade e da subjetividade”.


Redatora: Cristiane Silva



Referências:

7 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page