top of page
Buscar
Foto do escritorMaria Eduarda

Acordo de Paris

Atualizado: 2 de jul. de 2022

O Acordo de Paris foi aprovado no dia 12 de dezembro de 2015 e finalmente se tornou válido no final de 2016 como um compromisso internacional discutido por 195 países que tinham o mesmo intuito, a redução do aquecimento global, uma questão muito abordada em escolas mas que não é muito desenvolvida na sociedade. Assim, para que seja feita essa diminuição da emissão de gases de efeito estufa - com a temperatura não podendo passar de 2ºC - se faz necessário o alerta não somente nacional, como global, e com isso, melhorar o ambiente que vivemos.


Com essa perspectiva, pode-se dizer que com o aumento das indústrias no século XX e XXI, foi um dos caminhos para o avanço nocivo de poluentes nas cidades, principalmente nos territórios menos desenvolvidos. Para que não tenha uma piora continental, os países entraram em acordo para haver essa mudança significante, de forma rápida para que também seja considerado o desenvolvimento sustentável em lugares de extrema pobreza. Já a questão financeira deve-se observar a urgência do amparo de países mais desenvolvidos para que o clima se torne saudável e adaptável para se viver, além de entender que as cidades mais vulneráveis são as que mais sofrem pelo impacto desse aumento do aquecimento global.



Imagem: escolakids.uol.com.br


OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DO ACORDO DE PARIS NO BRASIL:


Determinadas metas fazem parte do acordo para a redução de efeito estufa, tais como:

  • Limitar com urgência o aumento de temperatura global em todos os continentes para que não haja a ampliação de 2° C

  • Propor o desenvolvimento tecnológico para adaptá-los as mudanças climáticas

  • Deve haver a participação não somente de cidadãos como de empresas, indústrias, setores privados que possuem relevância no mercado e no setor financeiro para que haja uma diminuição na emissão de gases.

  • Diminuição de desmatamento e aumento de reflorestamento

  • Utilizar fontes de energia como alternativas e meta até 2025




23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page