Bioeconomia é o ramo da ciência que analisa as questões relacionadas a biologia em conjunto com a funcionalidade das novas tecnologias com o objetivo de criar serviços e atividades mais sustentáveis. Ademais, ela se encontra nos cosméticos, bioplásticos, alimentos, biocombustíveis, sem esquecer dos diferentes tipos de vegetais e na fabricação de vacinas, assim, com essa modernidade, poderá gerar uma variedade de produtos.
Com isso, não podemos deixar de falar sobre o vínculo que a bioeconomia tem com o Brasil, já que o nosso país possui ótimas possibilidades de se expandir e fortalecer no que diz respeito a sustentabilidade, sendo capaz de estar em destaque como outras economias mundiais.
O Mercado Livre, por exemplo, além de ter a consultoria com os empresários de grandes empresas, o chamado marketplace disponibiliza um plano (Empreender com Impacto + Biomas), na qual, distribui o desconto de 40% no encargo e contribuição para clientes utilizarem nas fornecedoras. Os que empreendem não estão de fora, eles recebem créditos para conseguir obter uma evidência maior e mais eficiente na mídia e nas ferramentas digitais. Todo esse projeto começou na época da pandemia e mesmo em um tempo tão difícil, o programa cresceu. De acordo com o jornal O Globo, a Amazônia representa 60% dos negócios do programa de impacto do Mercado Livre, além de apoiar empreendedores dos biomas da Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.
Mesmo que eles ainda dependem da ajuda dos setores privados, as organizações relacionadas à bioeconomia prosseguem para que seja aprovado o projeto de lei com administração pública estimulando o progresso do ecossistema da economia da biodiversidade, e por esses motivos o setor público deve auxiliar nessa evolução da Bioeconomia.
Imagem: bhrecicla.com.br
BIOECONOMIA COMO FUTURO AVANÇO DO BRASIL
A biodiversidade é significativa e de grande importância para a produção de diversos materiais, como a biomassa, óleos vegetais, gorduras e antioxidantes. Aliás, o Brasil obtém um imenso território rico em alimentos, fibras, além de ser cultivável e que dispõe da maior floresta tropical do mundo para a produção de biocombustíveis a partir de processos sob a biomassa. Por esse motivo considerável e outros tantos benefícios, que a nossa diversidade biológica deve ser protegida.
Os conhecimentos vindo, por exemplo, do Institutos de Ciência e Tecnologia mostra que somos qualificados para fortalecer a ideia determinante da Bioeconomia. SENAI também conversa com o públicos diferentes, derivando do acadêmico e das empresas, para assim, buscar respostas significativas que possam socorrer o nosso meio ambiente de tantos desastres.
VANTAGENS DA BIOECONOMIA:
Economia de baixo carbono
Maior avanço tecnológico
Gera emprego
Investimento externo no país
Desenvolvimento sustentável
Segurança jurídica pois a insegurança dos ordenamentos jurídicos é uma das maiores desvantagens para estruturação regulatória das atividades em bioeconomia
Comments