top of page
Buscar

Captura de Carbono: Como transformar ar em combustível limpo

Um desejo antigo dos cientistas era criar um método simples e barato de capturar o gás carbônico da atmosfera e transformá-lo em combustível, imitando a fotossíntese das plantas. Isso seria a solução mágica para grande parte dos problemas ambientais, já que transformaria um poluente em uma solução. Diante desses cenários e das metas internacionais de redução de gases do efeito estufa, várias empresas entraram na corrida por uma tecnologia capaz de reduzir o dióxido de

carbono do ar.


"Metanol verde" é um combustível promissor, mas ainda tem que se mostrar economicamente viável em larga escala. — Foto: Fernando Mateos/DW


Em maio, o G1.globo publicou uma matéria na qual a empresa alemã Obrist Group está transformando gás carbônico em combustível verde. Johannes Prock, químico e diretor de tecnologia da empresa, conta que utilizam a "captura direta de ar" (DAC), uma tecnologia que filtra CO2 da atmosfera e o torna adequado para fins industriais. Outra empresa pioneira nesse tema é a Carbon Engineering, de British Columbia, no Canadá. Esta afirma que consegue "capturar" CO2 da atmosfera de maneira eficiente e econômica. Basicamente, o processo desenvolvido pela Carbon Engineering envolve sugar o ar e expô-lo a uma solução química que concentra o CO2. Processos adicionais de refinamento fazem com que o gás seja purificado, de modo a ser armazenado e, posteriormente, utilizado como um combustível líquido.


E COMO ESSE CENÁRIO ESTÁ NO BRASIL?


A priori, o país vislumbra a possibilidade de atrair investimentos e liderar o tema ambiental. Entretanto, essa é uma oportunidade que precisa ser destravada. Como o país ainda não conta com um mercado regulado, as atuações se dão no mercado voluntário, a partir de compromissos de empresas que optam por neutralizar suas emissões.


Por fim, Cesar Sanches, superintendente de Sustentabilidade da B3, relata em uma matéria para o jornal Valor Econômico que hoje um dos maiores desafios para o mercado de carbono no Brasil é, dentre outros aspectos, a integridade socioambiental dos créditos. A B3 acredita que pode impulsionar o mercado, oferecendo a infraestrutura necessária e a segurança operacional de uma empresa já consolidada pela excelência dos serviços oferecidos. A empresa também dispõe de um escopo que contribui com o esforço global contra as mudanças climáticas e ajuda a impulsionar o Brasil em sua trajetória como potência verde.


Redatora:  Cristiane Silva


Referências:


14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page