top of page
Buscar

Danos nocivos do plástico nos oceanos

Atualizado: 17 de abr. de 2022

Um dos maiores responsáveis pelos lixos nos oceanos são os plásticos. De acordo com a revista científica Nature Sustainability, 80% dos lixos que são encontrados na superfície dos oceanos são produtos oriundos de plásticos que mais utilizamos, como sacolas e garrafas. Seria necessário o número tão exarcebado de canudos para consumo ? Não teríamos a consciência de se utilizar menos descartáveis ? Não podemos enxergar a catástrofe ambiental como problema distante ou responsabilidade de terceiros, quando na verdade o problema também é nosso, o Planeta Terra é o nosso lar e devemos cuidar dele como cuidamos da nossa própria casa.


Ainda nesse estudo, garrafas plásticas, embalagens de comida e sacolas descartáveis são os itens que mais poluem os rios e mares. Os canudos simbolizam quase 3% dos resíduos registrados. Por isso, é notório a importância da sociedade e dos órgãos ambientais fiscalizarem e controlarem o consumo desses itens tão tóxicos para o meio ambiente e principalmente para os animais que ali habitam, por isso, as espécies aquáticas são as que mais sofrem com o acúmulo de resíduos em seu habitat natural.


Segundo o estudo feito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), foi encontrado 6 pedaços de plásticos dentro do corpo de 98% dos peixes retirados dos riachos da Amazônia. Ademais, foram coletados 383 partículas plásticas, e desse número, 182 em órgãos respiratórios de 67 dos 68 peixes examinados pelos pesquisadores do Laboratório de Ecologia e Conservação (Labeco), da UFPA.


Em adição, é possível questionar sobre as consequências na reprodução, levando ao desequilíbrio da cadeia alimentar e a morte de cada um deles que acidentalmente ingere plásticos que nós humanos jogamos em lugares indevidos, ou que pela chuva, vento e inundações acabam sendo levados para a costa e para a rede fluvial tendo o mar como ponto de partida.


Imagem: pegadaecoturismo



CONSUMO EXCESSIVO


Uma das causas desses danos nocivos é o consumo excessivo de plástico. Estima-se que quase 8,9 bilhões de toneladas de plásticos virgens e de material reciclável já foram fabricados desde o século passado - início da produção desses itens na Revolução Industrial. Cerca de 6,3 bilhões de toneladas, viraram lixo e 2,6 bilhões de toneladas se tornam recicláveis. Essa observação é citada no artigo Production, use, and fate of all plastics ever made.


Percebe-se então, a urgência da mudança no país e no mundo, com menos utilização de plásticos, podendo ser substituído, por exemplo, o canudo por um de metal, ou garrafa plástica por uma garrafa térmica que dura por um tempo maior. Pode não ser possível enxergar o problema tão recente, porém as consequências chegaram no futuro, tanto para você como para as futuras gerações que continuaram no Planeta Terra. A transformação é aqui e agora, faça a diferença.

47 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page