A vida útil de diversos tipos de bens materiais utilizados no dia a dia das pessoas são desprezados após o primeiro uso. Contudo, o problema dessa cultura de descarte é a demanda para a obtenção de novas matérias-primas devido à necessidade de repor o estoque desses insumos. Dessa forma, há a constante extração de recursos naturais para a sua produção e o grande acúmulo de resíduos sólidos.
Uma solução para essa cultura de descarte é a chamada economia circular, que trata de estender a vida útil do resíduo sólido ao reutilizá-lo, podendo ser remodelado para um outro uso ou para executar a mesma função anterior. Restos de alimentos orgânicos podem ser utilizados para a produção de adubo, latinhas de alumínio podem ser remoladas para voltarem às redes varejistas, tampinhas de garrafas podem ser transformadas em objetos, entre outros exemplos que fazem parte desse conceito. Essa tendência desenvolve uma nova indústria, movimentando a economia local e reduzindo o impacto ambiental, além de gerar vínculo empregatício com catadores, garantindo-lhes muitas vezes direitos trabalhistas, melhor renda e qualidade de vida.
Fonte: Ecycle/O que é economia circular e quais seus princípios?
Um exemplo de aplicação desse empreendimento em empresas privadas é a Coca-Cola, que tem o projeto de garrafas retornáveis, no qual os consumidores devolvem as embalagens aos mercados, obtendo desconto para a próxima compra, para que o recipiente seja novamente utilizado. A empresa afirma que as garrafas de plástico podem ser reutilizadas 15 vezes, enquanto as de vidro, 35, reduzindo intensamente a necessidade de obter novos insumos. Além disso, a firma possui o programa Mundo Sem Resíduos, e uma de suas metas é tornar recicláveis 100% das embalagens da marca até 2025 e incorporar pelo menos 50% de material reciclado nas embalagens PET.
Dessa maneira, a economia circular é um recurso mais sustentável e econômico que a atual economia linear, e sua inserção no mercado é essencial por diversos motivos, desde prevenir a falta de recursos naturais que causaria uma grande crise humanitária, até buscar redução da crise ambiental relacionada ao excesso de resíduos sólidos descartados no mundo.
Escrito por: Nina Fonatana
Revisado por: Daniella Tavares
Comments