Dia 26 de Julho foi comemorado o Dia Mundial da Proteção dos Manguezais :D. Que tal começarmos com duas palavras que costumam ser super confundidas? Sei que você já deve ter ouvido falar em manguezal e em mangue, mas creio que talvez você ache que não há diferença no significado. Manguezal é a palavra que usamos para dar nome ao ecossistema, já o mangue é o nome popular das plantas que estão no ecossistema manguezal ‘o’. Agora você não vai esquecer mais! E já que começamos falando disso, vou te apresentar algumas características que tornam este ecossistema um manguezal:
O 1º já falei, é a presença das plantas conhecidas como mangue, temos aqui no Brasil 4 espécies. O mangue vermelho, mangue branco e mangue preto, sendo este último duas variações!
Imagem do mangue branco (Foto: AUTORA)
Imagem do mangue preto (Foto: AUTORA)
Imagem do mangue vermelho (Foto: AUTORA)
A 2º característica é estar entre os Trópicos de Câncer e o Trópico de Capricórnio, devido a temperatura dessa região que não permite que as raízes submersas das plantas congelem e consequentemente morram.
Imagem: abccam.com.br
Linhas em azul mostram a área que ficam os trópicos e linhas em vermelho onde tem manguezal no mundo (Fonte: Santos e Lima, 2021)
A 3º característica é estar em uma área protegida, então pode ser em estuários, fundo de baías, lagoas, foz de rios, faixa entre marés. E os benefícios e riscos que ocorrem nos manguezais, você já conhece?
Os Manguezais são considerados berçários da vida aquática, pois abrigam muitas espécies de animais. Alguns animais que podem ser vistos são, fragatas, caranguejos, diversos peixes, garças, frango d'água, biguás, capivaras, socó-dorminhoco, entre outros.Devido a desmatamentos, seja por preconceito ao ecossistema por ser constantemente associado a odores, pela especulação imobiliária, ou carcinicultura, o risco associado a perda de áreas de manguezal reflete diretamente no agravamento das mudanças climáticas, uma vez que este ecossistema tem grande capacidade de sequestrar gases de efeito estufa. A proteção dos manguezais precisa crescer cada vez mais!
Comments