No dia 28 de janeiro (sábado) será o primeiro Mutirão de Limpeza do Canal Novo Mundo do ano de 2023 e queremos você com a gente para nos ajudar com a nossa missão de conservação e conscientização para que possamos viver em um Novo Mundo! O mutirão acontecerá na Praia de Copacabana, a mais queridinha de Tom Jobim e um dos pontos de cartão postal da Cidade Maravilhosa, nosso ponto de encontro será em frente ao Copacabana Palace, às 9h da manhã. As ações do Canal são cheias de disposição, interação e mimos; no começo da atividade temos gincanas didáticas sobre o meio ambiente e sustentabilidade e após as ações fornecemos lanches de nossos patrocinadores para a retomada das energias, além da distribuição de brindes!
Não sabe o que levar para o mutirão? Seja simples! Coloque uma roupa confortável, de preferência que te proteja e te ajude a aguentar o clima; como óculos, chapéu, roupas de proteção UVA, protetor solar, tênis e ÁGUA; além de equipamentos que te ajudam a não correr nenhum perigo, conhecidos como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); como máscaras, luvas e sacos plásticos (100l). Se você não possuir algum dos EPIs, não se preocupe! Vamos disponibilizá-los a vocês no local, mas se já possuírem o seu nos ajudaria muito! Tudo isso e mais uma pitada de ânimo e espírito de equipe e você está pronto para acompanhar a gente nessa jornada para transformarmos o mundo em um lugar melhor!
Gostou da nossa proposta? Se interessou no nosso trabalho? Então vem você também ser um agente da mudança conosco e seja um voluntário, você é essencial para que nosso projeto faça a diferença na vida de mais e mais pessoas! Quer saber mais como pode trabalhar junto com a gente? Entre na aba de “Voluntariado” do nosso site e entre em nosso grupo de Whatsapp para não ficar de fora de nenhuma de nossas ações! Quer participar dos bastidores da ONG com nosso trabalho de educação ambiental, planejamento, criação de conteúdo, redatores do blog e muito mais? Preencha o formulário com a sua área de interesse e venha nos ajudar com suas ideias para tornar nossas atividades cada vez melhores! Queremos você no nosso time!
Venha conosco começar o ano com o pé direito na praia! Vamos com a gente fazer o papel de agentes de mudanças para a preservação da nossa natureza e vida marinha!
Links para o Voluntariado:
Grupo do Whatsapp:
Formulário de Voluntário:
Curiosidades e a história de Copacabana:
Muito antes de ser conhecida como Copacabana, a região era chamada pelos pescadores de Sacopenapã, de origem tupi. Com o passar do tempo, foi construída uma capela com a imagem de Nossa Senhora de Copacabana, trazida pelos bolivianos, dando origem ao nome que significa “Mirante Azul”, também usado para nomear uma cidade boliviana.
As pedras usadas para a criação o Calçadão são importadas de Portugal, calcita branca e basalto negro formam o belo traçado que criam uma das paisagens mais conhecidas do mundo! Suas formações curvículas foram delineadas a partir de 1970 e foram baseadas na Praça do Rocio, em Lisboa, representando o encontro das águas doces do Tejo com o Oceano Atlântico. Mesmo após o aumento da faixa de areia e o alargamento das pistas da orla, foi mantido o desenho original, aumentando suas curvas. Na época, foram importadas tantas pedras que puderam usar também para a construção de todo o calçamento da Avenida Rio Branco. E logo após sua chegada, foram descobertas jazidas destas pedras em todo o Brasil, mas mesmo assim ainda a chamamos de pedras portuguesas.
Um dos bairros mais conhecidos do Rio de Janeiro, Copacabana cercada de cenários e construções muito importantes para a história da cidade, cercada por fortes e até hoje palco de acontecimentos marcantes, como as Olimpíadas de 2016. O Forte Duque de Caxias, ou Forte do Leme foi construído entre 1776 e 1779 para proteger a cidade das invasões espanholas, em cima do Morro do Leme. Já foi chamado de Forte do Vigia, Forte do Leme e, hoje, possui o nome de Forte Duque de Caxias em homenagem ao militar patrono do Exército brasileiro. O Forte de Copacabana, no Posto 6, construído em 1908 e inaugurado em 1914, teve o intuito de proteger a Baía de Guanabara de invasões estrangeiras e ataques marítimos. Em 1930 serviu de prisão para o Presidente deposto, Washington Luís e em 1964, na ditadura militar, serviu de local de reunião para o comando das forças armadas. Hoje em dia, nenhum dos dois Fortes encontrados no bairro são usados para fins militares e sim para fins culturais e turísticos, contendo os armamentos históricos, o Museu Histórico do Exércitos e as vistas lindas da Cidade Maravilhosa.
Yorumlar