top of page
Buscar

O aquecimento global e o novo regime migratório das aves

Todos os anos milhões de aves realizam a migração entre seus locais de reprodução, na primavera e no outono. Esse fenômeno acontece entre as mais variadas espécies e, no geral, estudos indicam que sua ocorrência se deve, entre outros fatores, à disponibilidade de alimentos. No entanto, existe também a influência de aspectos externos, como o aquecimento global.



Foto: Conexão Planeta | Reprodução


As mudanças climáticas têm resultado em modificações que visam à adaptação dos seres vivos às constantes alterações. O regime migratório das aves está incluído nesse cenário e, segundo estudo realizado pela Universidade Estadual do Colorado (EUA), milhões de aves estão migrando mais cedo, especialmente na primavera, e essa identificação parece relacionar-se ao aumento da temperatura, conforme resultados da pesquisa.

Boa parte dos estudos sobre os impactos do aquecimento global na migração das aves concentra-se no Hemisfério Norte. Um dos primeiros estudos voltados para o Hemisfério Sul, desenvolvido na Unesp, avaliou três espécies de sabiás e atestou que ambas enfrentarão significativa redução em seus tamanhos, além de alteração nos locais de repouso e alimentação durante o período em que não estão reproduzindo, devido às modificações no clima. O estudo ainda mostra que, a depender da região de reprodução, por exemplo, o impacto será diferente para cada espécie.


MODIFICAÇÕES NA ANATOMIA DAS AVES


As alterações no clima têm afetado não somente as rotas traçadas pelas aves, mas também o tamanho do corpo desses animais. Uma pesquisa liderada pela Universidade de Michigan (EUA), realizada entre os anos de 1978 a 2016 com uma amostra de cerca 70.000 aves, mostrou que o tamanho do corpo de 49 das 52 espécies de aves migratórias norte-americanas analisadas apresentou diminuição considerável, enquanto a asa aumentou de maneira significativa em 40 espécies. De acordo com os pesquisadores do projeto, várias linhas de evidências apontam que os períodos em que o aquecimento ocorreu de maneira rápida foram seguidos pelo declínio no tamanho dos corpos das aves.




Fonte: EcoDebate | Reprodução


A IMPORTÂNCIA DE CONHECER O NOVO REGIME MIGRATÓRIO


Conhecer o novo regime de migração das aves em resposta às mudanças climáticas é imprescindível para saber como atuar na preservação dessas espécies, tendo em vista que as aves migratórias atuam diretamente no equilíbrio ecossistêmico, auxiliando no combate aos diversos tipos de pragas, polinizando plantas e até mesmo servindo de alimento para animais selvagens.


8 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page