A empresa Físico Brasileiro desenvolveu uma nova geração de turbinas subaquáticas que são menores e geram mais energia que turbinas eólicas e foram desenvolvidas especificamente para capturar energia hidrocinética associada às correntes subaquáticas.
Fonte: Ekko Green | Reprodução
Segundo Maurício Queiroz, fundador e CEO da startup, quando a fonte de energia é previsível e constante, como é o caso exclusivo do oceano, é possível afirmar que essa fonte garante segurança energética, isto é, a capacidade de garantir o fornecimento seguro e contínuo de energia. O fundador explica que uma turbina subaquática de 3 metros de diâmetro tem capacidade para gerar 5MW de potência a uma corrente de 1,87 nós, praticamente a mesma potência de uma turbina eólica de 180 m de diâmetro. Desse modo, a turbina com diâmetro 60 vezes menor, gera a mesma potência.
As correntes oceânicas já estão extensamente mapeadas, portanto, já são conhecidas diversas posições para a instalação das turbinas subaquáticas. Vale ressaltar que, visando proteger a vida marinha, os locais de instalação foram escolhidos longe dos recifes de corais. Além disso, recifes artificiais serão formados para que espécies marinhas possam viver e se reproduzir com segurança por lá.
A Startup planeja instalar suas turbinas em locais com velocidades médias de corrente acima de 1 nó, gerando 5 MW com a capacidade da turbina variando entre 70 e 95%. Considerando o consumo médio de energia das casas brasileiras, Queiroz afirma que cada uma destas turbinas pode atender cerca de 22.800 famílias.
O sistema foi desenvolvido para transformar áreas oceânicas economicamente inativas e desabitadas em fontes de renda sem prejudicar os ecossistemas circundantes e sem gerar poluição sonora e visual.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que também possa se interessar!
Vamos juntos construir um Novo Mundo!
Texto por: Raissa
Revisado por: Daniella Tavares
Comments