Ultimamente ouvimos bastante sobre esse tema, o problema é que a maioria das pessoas não sabem o quão importante ele é para a sociedade, para a economia e principalmente para o meio ambiente. Por isso, é necessário pensar sobre os nossos hábitos consumistas do dia a dia e como podemos mudar essa rotina nociva e ser mais sustentável.
Sabe aquela calça jeans que você compra por que está na moda, mesmo sabendo que não precisa pois já possuem outras no seu guarda roupa ? Então, de acordo com o Movimento Portal Ecoera com parceria da Vidinha Têxtil, foi calculado que para produzir UMA calça jeans - do plantio do algodão até o final do processo - são gastos mais de 5.000 litros de água.
Parece bobo, mas o desperdício excessivo de comida, produtos, tecidos e plásticos, podem acarretar problemas para o planeta como: falta de água, escassez de recursos naturais e mudanças climáticas. Ao redor do mundo, as pessoas já estão sentindo essa diferença e começaram a transformação nas suas casas. O índice CCSIndex calculou em 2020 que na escala de 100 pontos de consumo consciente, os norte americanos pularam de 15% para 46%. É como dizem, "antes tarde do que nunca".
Imagem: Outros Olhares Blog
Outros benefícios para nossa saúde é a redução do trânsito, reciclagem, diminuição da poluição de rios, mares e menos emissão de CO2. Se você se importa com esse assunto e está interessada(o) em começar aos poucos do lugar onde mora, existem diversos exemplos para simplificar e melhorar o ambiente onde vive.
Dicas para iniciar mudanças na sua rotina:
1) Planejar suas compras é essencial, pois assim evita os gastos desnecessários e desperdiça bem menos.
2) Descartes são um dos vilões e para diminuir as toneladas de lixo que são produzidos, conseguimos evitar o uso de descartáveis (como comprar garrafa d'água ao invés de todo dia utilizar copos descartáveis) e praticar o reaproveitamento de produtos e comprar itens reciclados.
3) A compostagem pode ser realizada em apartamentos espaçosos quanto em casas menores. É uma ótima opção para reaproveitar seu lixo orgânico.
4) Reutilize embalagens que podem servir como decoração na sua casa, como caixa de papelão, embalagens de vidro, alumínio entre outras.
Esses e outros milhares de casos, além de melhorar sua qualidade de vida, ajuda a economizar financeiramente e o MEIO AMBIENTE AGRADECE.
Comments